quinta-feira, 21 de junho de 2012

Produtos de Papelaria

Oi Meninas..

Ano que vem terei casamentos lindíssimos e de pessoas super queridas por mim.. e sei que muitas leitoras se casam esse ano e ano que vem também.. e para ajudá-las nos pequenos detalhes que fazem a diferença vou disponibilizar alguns arquivos que eu criei, adaptei, inovei, reinventei e desenvolvi para que possam fazer os próprios produtos de papelaria do casamento de vocês.
Conheço várias pessoas que fizeram inclusive o convite para o grande dia, esse não foi o meu caso, mas acho muito possível de isso acontecer e dá para economizar um din din e ainda personalizar...

Bom, primeiro, vou listar quais são os principais produtos de papelaria para um casamento.

Produtos de Papelaria, o que é? E para que serve?

1. Save the Date: É um pré-convite, legal para antecipar a data e permitir aos convidados que se programem para participar juntos desse momento tão especial. Eu gosto da ideia do Save the Date principalmente para noivos que possuem muitos convidados de várias cidades ou para convidados de muitos compromissos. Faz a diferença, mas não é essencial. O Save the Date ou o Reserve a Data surgiu com a ideia de um pré-convite mesmo, até mesmo em sua forma, ele era um convite mais simples, um cartão já dando indícios de como seria o convite formal, hoje temos variações de como avisar aos convidados que se casará, tem vídeo, Love Story e a cada dia que passa outras ideias surgem, o que é muito legal. Para quem quer fazer esse mimo e gastar pouco.. faça você mesma, para isso existem alguns sites que ajudam na criação do design (Wedding Paper Divas)... eu, nem essa ferramenta utilizei, fiz no Power Point (isso mesmo, Power Point, super fácil e caseiro) o meu Save the Date.. o que deu mais trabalho foi achar a fonte que eu queria, tive que instalar, mas deu tudo certo e ficou bem clássico do jeito que eu queria, tenho o arquivo para quem quiser, é só deixar um comentário.



 2. Convite Formal: Esse produto é o mais importante de todos, afinal, o convite convidará (rsrs) quem você quer que participe do Grande Journée (1). E é através do convite que você já dá uma dica do que está por vir... Muitas empresas de convites que visitamos até relacionam o tipo, formato, modelo com o tipo de comemoração, estilo dos noivos (claro) e com os presentes que virão. Eu considero um item de muita importância e vale dar uma importância a ele. 

Conheço várias pessoas que fizeram o seu próprio convite e que ficou maravilhoso, claro que precisa de tempo e habilidade para tal, elas com certeza tem, e quem sabe você também.

A Raquel Duarte é uma amiga querida, que conheci quando organizava o casamento, (eu para o meu e ela para o dela), o convite abaixo ela quem criou e executou. E ela não fez só o convite não, terá um tanto de exemplo dela aqui.







3. Missal: O missal nos casamentos e outras celebrações é uma adaptação do Missal Romano, que segundo fonte (2) ,  "o missal é o livro usado na missa para as leituras próprias do celebrante.". Usando em casamento, permite aos convidados seguirem todo o rito do casamento e acredito muito que assim os convidados prestam mais atenção. 
A um tempo atrás, já até pensava em casar, mas nem tínhamos data e sabíamos que demoraria, fui madrinha de uma grande amiga, sentei lá na frente, nos bancos reservados para os padrinhos.Ao meu lado estava uma irmã da noiva, que também é minha amiga. Não tinha missal e acredito mesmo, que por esse motivo, muitos dos convidados, incluindo os padrinhos e a irmã da noiva conversavam durante a cerimônia (sim, falta de educação, mas aconteceu), aquilo ficou marcado e eu disse, eu não quero que isso aconteça no meu casamento. Fiquei questionando o que poderia ter acontecido e pensava: Acho que nem todos conhecem o ritual católico, não estão conseguindo acompanhar por não estarem ouvindo, sei lá.. Enfim, anos depois, todos indo em muitos casamentos e, agora com um olhar mais atento, pois já organizava o meu casamento, observava casamento com missal = convidados participando, seguindo; casamento sem missal = convidados conversando, dispersos. Não tive dúvida.. e disse: TEREI MISSAL. 

O que eu fiz, criei o meu missal, seguindo o exemplo de padrão de texto fornecido pela igreja. Ficou lindo e do jeito que eu sempre imaginei. Fiz ele todinho no Word, comprei as fitas, imaginei ter tempo para fazê-lo, mas não tive. Fiz apenas o primeiro, que foi o modelo e o que o Padre aprovou, todos os outros a Janaína, responsável pelo convite, cardápio e entres produtos de papelaria do meu casamento, imprimiu e montou colocando a fita que eu levei. Tenho o arquivo, quem quiser, já sabe, deixa um comentário com o e-mail.

O meu missal:




—™—™™

O missal da Raquel: 

Nossa, ainda tem vários outros produtos de papelaria utilizados em casamentos, mas o post já está muito grande, então postarei em outra oportunidade.. 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
(1)  Grande Journée = Grande Dia, em francês;
(2) Fonte definição de  Missal Romano

Beijos e até o post continuação.

13 comentários:

  1. Adoro seu blog..eu quero seus arquivos!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Tudo lindo, mas não tive nem o save, nem vou ter o missal, não tenho ideia de como fazer e como ta se aproximando e vai dar trabalho prefiro nem fazer !
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu... se quiser te ajudo com o missal... dá tempo sim... dá pra por até sua linda identidade visual... é só falar se quiser!
      Beijos

      Excluir
  3. Que legal Flavia, achei tudo lindo!!!
    Gostaria que vc me passasse o arquivo do missal; meu email: fabi_anacoelho@hotmail.com
    Obrigada,

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oii!!! conheci seu blog e estou te seguindo!!

    Que convite lindo!! Classudo!! =P

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cuca, seja muito bem vinda... Espero que goste das dicas.. Sobre papelaria ainda tem muita coisa.. Beijo

      Excluir
  5. ahhh Flávia eu tbm quero esse arquivo ai do missal, caraka eu tava pensando como ia fazer isso ... caiu do céu anjjuhh rs por favor me passe \o/ ..... e-mail:daianes2robson@hotmail.com
    mil bjss linda..

    tem selinho pra vc no blog.....
    http://tudopodevirarrealidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Flávia, boa noite!
    Gostaria muito que me mandasse o arquivo do missal, caso agora em novemnro e resolvi fazê-lo.
    Obrigada
    Meu email é: lumenag@yahoo.com.br

    Lumena

    ResponderExcluir
  7. Oi...Vc tem como me mandar o modelo por email? maristela_ceron@yahoo.com.br
    Eu tenho o meu texto do missal todo pronto e aprovado. Só preciso de um modelo para montar ele em forma de livro, igual ao seu....Agradeço se me ajudar! Abraço.

    ResponderExcluir
  8. OLÁ, VOCÊ PODERIA ME ENVIAR O SEU MISSAL? ADOREI A SIMPLICIDADE DE TER FEITO NO WORD, COMO QUERO O MEU...OBRIGADA, MEU E-MAIL É idasusie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flávia... adorei a idéia do missal, por favor, repassa via e-mail.

    Obrigada,

    michellecorreia81@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Meninas... desculpem a demora.. mas já está na caixa de correio de vcs..
    Beijos

    ResponderExcluir